quarta-feira, 14 de abril de 2010

Kit filmes

Kit Filmes de Animação
O kit de títulos de filmes de animação compõe-se de imagens de filmes infantis de animação, mais contemporâneos, e seus respectivos títulos. Esse é um material destinado a crianças em fase de alfabetização, em especial a um determinado público infantil que conhece tais universos da cultura infantil midiática. Ver os filmes, discutir sobre eles, quando esses não são assistidos em casa, pode se constituir em situações interessantes de ampliação do repertório de narrativas audiovisuais das crianças.

O objetivo desse kit é fazer as crianças encontrarem o título do filme representado em cada imagem, a partir de indícios como tamanho da palavra, letra inicial, de conhecimentos prévios da relação entre letras e sons, bem como, a partir da leitura visual das palavras ou parte de palavras.
As atividades a partir do material são de leitura de títulos. Algumas fichas com as imagens que representam os filmes e as fichas com seus respectivos títulos podem ser distribuídas nas diferentes mesas, para que duplas ou pequenos grupos possam tentar fazer os pares imagem-título, ou todas as fichas podem ser apresentadas no centro de uma roda e todos fazerem coletivamente.
O professor pode também mostrar a imagem (ou o título) e pedir que as crianças encontrem, no centro da roda, o seu título (ou imagem correspondente). O mesmo procedimento pode ser feito com as fichas distribuídas entre as crianças e quem tem a ficha que faz par com a que a professora mostrou, mostra. Todos podem ajudar.

O professor deve ficar atento ao modo como as crianças vão encontrando as respostas e a seus argumentos. Os desafios da atividade serão tanto mais interessantes a depender de como o professor e as próprias crianças vão problematizando as estratégias usadas para tentarem ler e os conhecimentos que trazem para resolver as questões.

2 comentários:

  1. Oi, pró,
    Já fiz o levantamento do que os meninos e meninas da minha turma assistem e vimos alguns deles juntos. Vou propor também alguns que eles não assistiram ainda e depois, vou fazer o kit do meu grupo. Mas continuo querendo as oficinas. Fazer junto é muito mais legal!!!
    Bjs,
    Leila

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leila,
    Assim é massa mesmo, fazendo primeiro um levantamento dos que o grupo conhece. E também poder ofertar outros, bacanas. Tem uns bacanas.
    Eu, como não tenho uma turma de crianças, fiz meu kit a partir dos filmes que meu filho de 3 anos assiste. De repente, no repertório dos meninos da alfa vão ser outros filmes...
    Mas tem uns que os pequenos gostam e os maiores também, a faixa é bem ampla. Até a gente gosta!
    Beijos,
    Lica

    ResponderExcluir