sábado, 15 de outubro de 2011

Dica de Livros

Recentemente compramos dois livros aqui pra casa... Não sei são meus, de Zé ou de Joaquim. Oras são dele, oras meus, oras do papi mesmo... Todos nós gostamos e estamos pensando em coisinhas para eles... Joaquim em pedir para lê-los sempre, Zé em fazê-los presentes em suas patacoadas e contações e eu...bem, eu adoro lê-los, achar o modo mais legal de ler, experimentar leituras... e eles já me deram mil ideias de mil coisinhas, desdobramentos, inclusive das caixinhas de livros. Com um pensei de fazer um jogo de trilha, com o outro estou ainda matutando...

Certo é que quero indicar esses dois livros aqui hoje, para quem não os conhece ainda. Vale a pena! O primeiro chama-se "Qual o sabor da lua?", de  Michael Grejniec, da Brinque-Book. Ouvi essa história uma vez em um sarau; uma contadora de histórias a contou de um jeito tão lindo, com caixas de tudo quanto é tamanho e cor... Depois, esqueci... Adorei ter agora encontrado o livro. Joaquim a-do-ra!


Trata-se de uma história em que os animais querem saber que sabor a lua tem e, numa tentativa de cooperarem para alcançá-la, vão subindo uns em cima dos outros...mas a lua sempre sobe mais um pouquinho... até que...
          ...e o sabor que a lua tem depende do ponto de vista de cada um... Nessa hora é legal, pois podemos inclusive brincar de completar a história, imaginando o sabor que a lua teria para cada animal. 
Trata-se de uma história com estrutura de repetição, muito interessante para os pequenos e para a alfabetização também. A estrutura favorece a recomposição da narrativa, o reconto, a memorização. 

O outro livro é "O que tirou o sono dos animais?", de Maranke Rinck, uma autora holandesa. Também é da Brinque-Book.  Os bichos querem descobrir o que os acordou com um barulho no meio da noite. Também nessa história o que acham que tirou o sono deles depende do ponto de vista de cada um, já que veem apenas uma parte, de sua perspectiva, e nunca o todo. Quando o "todo" se apresenta: uma surpresa!!!


As ilustrações do livro são lindas, um show! O ilustrador, também holandês, chama-se Martijn van der Linden. Maravilhoso, parece tecido. Vejam!


É isso, minha gente! Atendendo a pedidos, volto a indicar livros... Espero que gostem desses.

E aguardem que esses terão suas caixinhas! A do Qual o sabor da lua? já está sendo produzida...

Lica

6 comentários:

  1. Boa Tarde Lica!!!!!
    Quanto tempo, estava ansiosa por seus posts.
    Já que vc postou uma indicação de livro, gostaria de compartilhar contigo uma preciosidade que encontrei na caixa do FNDE. Chama-se A CALIGRAFIA DE DONA SOFIA, e indico para as crianças maiores. É apaixonante e casa bem com o trabalho com poesia e cartas, apesar de ser uma narrativa. O autor é André Neves e Apresentação de Elias José. Você pode conhecer mais no site http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com/2009/04/caligrafia-de-dona-sofia-andre-neves.html
    Espero que goste.
    Abraços
    Suzana
    "Livros relidos são livros eternos."
    Machado de Assis

    ResponderExcluir
  2. Oi, Suzana,
    Que bom você por aqui.
    Conheço a Caligrafia de Dona Sofia, é muito legal mesmo. E ainda por cima, o André Neves é um ilustrador maravilhoso, tem muita coisa dele bem legal. Conhece o livro de Luisa Aguilar que ele ilustrou, chamado "Orelhas de mariposa"? É lindo, adoro o traço dele.
    Continue participando!
    Um abraço,
    Lica

    ResponderExcluir
  3. Oi Lica,
    Não conhecia o livro que vc indicou mas já está na minha lista de futuras aquisições. Minha cabeça está fervilhando idéias e, qdo prontas, te envio.
    Abraços
    Suzana

    ResponderExcluir
  4. ...que bom, Suzana!
    Se os posts puderem provocar ideias, é tudo de bom!
    Abçs,
    Lica

    ResponderExcluir
  5. Olá Lica,

    Sou professora em uma ONG localizada em uma área de risco da Grande Florianópolis/SC e atendo crianças de 05 a 09 anos de idade. Teu blog foi um verdadeiro achado, pois enriqueceu muito nossa prática. Atualmente estamos trabalhando sobre o Continente Africamos e, mais especificamente, sobre os animais daquele Continente. Estamos adaptando o poema Amanhã, de Sérgio Capparelli, colocando apenas animais africanos e fazendo a rima com os alimentos desses animais. Iremos, a seguir, confeccionar todos os jogos sugeridos. As crianças estão ADORANDO, e a adaptação do poema ficou MUITO legal. Pretendo postar aqui o resultado do trabalho, acho que será bem interessante.
    Um abraço e muito obrigada pelos verdadeiros tesouros.
    Luciane.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Luciane,
    Muito obrigada.
    Que bom que o Arquivo Capparelli está dando frutos e provocando invenções por aí.
    Fico muito contente.
    Qualquer coisa, qualquer dúvida, pode falar, terei o maior prazer em ajudá-las. Quando quiser, mande um e-mail para o oficinasdealfabetizacao@hotmail.com.
    Adorarei ver fotos dos materiais e a adaptação que fizeram.
    Um abraço,
    Lica

    ResponderExcluir