Uni, duni, tê, salamê, minguê...

Uni, duni, tê, salamê, minguê...
Materiais a partir de textos da tradição oral

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mafalda

Oi, gente,
Vou postar aqui hoje um joguinho que não é específico para alfabetização, mas que fiz, de qualquer modo, no espírito da aprendizagem da leitura. E vou dizer porquê.

Esse joguinho da Mafalda fiz para minha enteada muito querida, que faz 7 anos esse mês e está, desde o ano passado, mergulhada nas delícias da leitura e da escrita autônoma. Como eu quando era menina, ela também adora Mafalda. Seu aniversário, inclusive, teve a Mafalda como tema.

Mafalda tem a ver com alfabetização, escola, leitura, por muitos motivos sim. Vamos a eles. Em primeiro lugar, dentre as instituições a que Mafalda direciona suas críticas bem humoradas, está a escola e o modo de ensinar a ler. Mafalda fala de letramento, ao seu modo, antes de muito teórico do letramento e da alfabetização! De verdade!

Por isso mesmo, e isso é em segundo lugar, uso muitas de suas tirinhas em minhas aulas e oficinas, como muitos de vocês sabem. Tem uma até nesse blog. E de todos os livros, o que mais uso é o "Mafalda aprende a ler", embora eu goste de muitos outros. De todos. De toda Mafalda. Sempre fui fã decarteirinha dela, desde criança.

Por fim, Dodó, minha enteada, pegou gosto por essa menininha sabida desde os primeiros tateamentos na leitura, e logo me identifiquei. Mais um motivo para provar que Mafalda e leitura tem tudo a ver! Então, mais que justificado esse post, apesar do material não ser direcionado à reflexão sobre o sistema de escrita.

Ah! Outro bom motivo é que fiz esse joguinho para ela, pois sempre que vem ficar conosco, adora brincar com meus outros joguinhos, esses sim, de alfabetização, leitura e escrita. E eu já havia prometido lhe dar um. Dito isto, acho que posso então mostrar aqui o joguinho que fiz pra ela - e só pra ela - né?

Previ duas possibilidades de jogo, mas podemos bem inventar outras tantas... Pensei em usá-lo como memória e como jogo do Mico, chamei os dois jogos de Memória da Mafalda e Mafalda paga Mico. As regrinhas vão na caixa, pequeninas como as cartas, conforme podem ver ao lado. A carta "I love Mafalda" faz as vezes de mico.

O jogo ficou bem lindinho, plastifiquei na gráfica, que fica mais grossinha e elegante. Um luxo! E juro, nem eu o tenho! Só ela! Fiquei só com as fotos...

É isso, gente. Espero que gostem e aceitem os meus argumentos para esse joguinho estar aqui nesse blog. E viva Mafalda! Vão lá ver na Toda Mafalda os seus ensinamentos e provocações sobre a escola e o ensino da leitura e escrita. E ler muito!!! Recomendo!

Inté,
Lica