Uni, duni, tê, salamê, minguê...

Uni, duni, tê, salamê, minguê...
Materiais a partir de textos da tradição oral

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Brochura


Oi, gente!
Esse post é só para fazer uma notinha sobre a brochura “Quem os desmafagafizar, bom desmafagafizador será: textos da tradição oral na alfabetização”. Além de ter sido distribuída em diversos contextos, especialmente no curso de Especialização em Educação Infantil da Faced/UFBa, que abrange os municípios de Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Senhor do Bonfim, Itaberaba e Serrinha, a brochura foi também adotada pelo projeto Educação Cidadã nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que é uma parceria entre a UNEB, a SECULT e a ONG Pierre Bourdieu. Nesse  contexto, as brochuras foram distribuídas aos 350 professores participantes, como material do Módulo 5, de Letramento e Alfabetização.

É isso, gente! Fico feliz de ter minha pequena publicação circulando entre tantos professores e queria compartilhar isso aqui com vocês.

Para quem não viu, a brochura está disponível para download aqui no blog, em um post mais abaixo ou na coluna do lado direito da página, clicando na capa. 

Beijos,
Lica

sábado, 15 de outubro de 2011

Dica de Livros

Recentemente compramos dois livros aqui pra casa... Não sei são meus, de Zé ou de Joaquim. Oras são dele, oras meus, oras do papi mesmo... Todos nós gostamos e estamos pensando em coisinhas para eles... Joaquim em pedir para lê-los sempre, Zé em fazê-los presentes em suas patacoadas e contações e eu...bem, eu adoro lê-los, achar o modo mais legal de ler, experimentar leituras... e eles já me deram mil ideias de mil coisinhas, desdobramentos, inclusive das caixinhas de livros. Com um pensei de fazer um jogo de trilha, com o outro estou ainda matutando...

Certo é que quero indicar esses dois livros aqui hoje, para quem não os conhece ainda. Vale a pena! O primeiro chama-se "Qual o sabor da lua?", de  Michael Grejniec, da Brinque-Book. Ouvi essa história uma vez em um sarau; uma contadora de histórias a contou de um jeito tão lindo, com caixas de tudo quanto é tamanho e cor... Depois, esqueci... Adorei ter agora encontrado o livro. Joaquim a-do-ra!


Trata-se de uma história em que os animais querem saber que sabor a lua tem e, numa tentativa de cooperarem para alcançá-la, vão subindo uns em cima dos outros...mas a lua sempre sobe mais um pouquinho... até que...
          ...e o sabor que a lua tem depende do ponto de vista de cada um... Nessa hora é legal, pois podemos inclusive brincar de completar a história, imaginando o sabor que a lua teria para cada animal. 
Trata-se de uma história com estrutura de repetição, muito interessante para os pequenos e para a alfabetização também. A estrutura favorece a recomposição da narrativa, o reconto, a memorização. 

O outro livro é "O que tirou o sono dos animais?", de Maranke Rinck, uma autora holandesa. Também é da Brinque-Book.  Os bichos querem descobrir o que os acordou com um barulho no meio da noite. Também nessa história o que acham que tirou o sono deles depende do ponto de vista de cada um, já que veem apenas uma parte, de sua perspectiva, e nunca o todo. Quando o "todo" se apresenta: uma surpresa!!!


As ilustrações do livro são lindas, um show! O ilustrador, também holandês, chama-se Martijn van der Linden. Maravilhoso, parece tecido. Vejam!


É isso, minha gente! Atendendo a pedidos, volto a indicar livros... Espero que gostem desses.

E aguardem que esses terão suas caixinhas! A do Qual o sabor da lua? já está sendo produzida...

Lica