quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Sobre literatura e alfabetização

Oi gente...

Em tempo de muito trabalho e mergulho na escrita da tese de doutorado, peço um pouco mais de paciência quanto ao post prometido das atividades com os tangolomangos. Tem gente pedindo, esperando... eu sei... Está quase pronto, mas parado... Não tive como pegar.

Por ora, vou indicando a leitura de antigos posts, tais quais eram ou com novidades...

Por ocasião da preparação, na Universidade Federal da Bahia, da formação do Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa (MEC), e após a brilhante palestra de Lícia Maria Freire Beltrão, nossa Licinha,  sobre literatura e gêneros textuais na alfabetização, sugiro a leitura do post Literatura e Alfabetização. Pensei em nós formadores do Programa, mas também em provocar, de novo, todos aqueles que têm a literatura e a alfabetização e letramento no horizonte de suas labutas e deleites.

Para os que já conhecem o post, inclui umas novidades... a coleção do Jez Albourough, descoberta mais recentemente, e o meu antigo amigo, O amigo da bruxinha, cujo material muitos já conhecem, já fizeram, já usaram e abusaram em suas salas de aulas. Coloquei no post com a sugestão de material e tudo! 

Vão lá, é só clicar aqui.

Beijos,
Lica

Ah, e vejam também o novo blog da Ana, palavra de professor que reinventa a alfabetização (como diz Magda Soares) no dia a dia... que entra no mundo encantado da literatura e de lá sai com boas ideias para unir esse universo à reflexão sobre a língua! É aqui!

6 comentários:

  1. Maravilhoooooso!!!
    Fui lá de novo e de novo achei muito bom esse post, Lica. Que bom que você nos relembrou dele.
    Bjs,
    Leila

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leiloca!
    É, ando olhando posts antigos e com vontade de trazê-los de novo, mexer neles, relembrar deles. E achei esse jeito de uns posts irem se interligando a outros, criando uma rede no interior do próprio blog.
    Obrigada, querida, pela força que você sempre me dá. É estimulante!
    Beijão,
    Lica

    ResponderExcluir
  3. Lica,
    Muito completo! Excelente mesmo.Foi ótimo reler e complementar as ideias. Essa rede que você está tecendo dentro do blog está muito bacana mesmo. Lembro quando lhe enviei o pedido sobre livros para alfabetização. E estamos aí até hoje pesquisando, procurando, trabalhando. Penso que todo professor deveria ler o post, pois é muito esclarecedor e tem muitas dicas de livros e questões que não poderiam ser esquecidas.
    Quanto ao blog, pessoas, a Lica foi minha maior incentivadora, a culpa é dela! Ele vai servir para eu compartilhar algumas humildes experiências com meu grupo de crianças.
    Beijos,
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Opa, esse tipo de culpa eu vou querer sempre, Aninha!!!
    E, então, assim, no fim, se foi por seu pedido, a culpa do post é sua! Rsrsrsrs!!!
    Bjão,
    Lica

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lica. Tudo bem? Também serei orientadora do Pacto, mas dos professores. Creio que você será dos formadores, é isso? Espero que você possa compartilhar muitas dicas, além das que tem no blog, que amo de paixão. Vou te contar um segredo "fico com ele aberto o tempo todo, pra ler e reler os posts".
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Que bom saber, Susana! Que segredo bom de ouvir...
    Saber que vocês aproveitam as dicas que dou, que se divertem com os posts, que levam para suas crianças e para os professores que orientam, é um ótimo combustível para as minhas vontades de inventar mais coisas, de compartilhar mais, tenha certeza!
    Sim, sou formadora dos orientadores de estudo que estão fazendo a formação do Pacto/PNAIC pela UFBA.
    Um grande beijo,
    Lica

    ResponderExcluir