Uni, duni, tê, salamê, minguê...

Uni, duni, tê, salamê, minguê...
Materiais a partir de textos da tradição oral

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Sobre literatura e alfabetização

Oi gente...

Em tempo de muito trabalho e mergulho na escrita da tese de doutorado, peço um pouco mais de paciência quanto ao post prometido das atividades com os tangolomangos. Tem gente pedindo, esperando... eu sei... Está quase pronto, mas parado... Não tive como pegar.

Por ora, vou indicando a leitura de antigos posts, tais quais eram ou com novidades...

Por ocasião da preparação, na Universidade Federal da Bahia, da formação do Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa (MEC), e após a brilhante palestra de Lícia Maria Freire Beltrão, nossa Licinha,  sobre literatura e gêneros textuais na alfabetização, sugiro a leitura do post Literatura e Alfabetização. Pensei em nós formadores do Programa, mas também em provocar, de novo, todos aqueles que têm a literatura e a alfabetização e letramento no horizonte de suas labutas e deleites.

Para os que já conhecem o post, inclui umas novidades... a coleção do Jez Albourough, descoberta mais recentemente, e o meu antigo amigo, O amigo da bruxinha, cujo material muitos já conhecem, já fizeram, já usaram e abusaram em suas salas de aulas. Coloquei no post com a sugestão de material e tudo! 

Vão lá, é só clicar aqui.

Beijos,
Lica

Ah, e vejam também o novo blog da Ana, palavra de professor que reinventa a alfabetização (como diz Magda Soares) no dia a dia... que entra no mundo encantado da literatura e de lá sai com boas ideias para unir esse universo à reflexão sobre a língua! É aqui!

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Misturichos

Gente, tem novidade no post antigo dos Bichos Malucos! Vejam lá! Quer dizer, aqui

É um livro, o Misturichos, de Renata Bueno e Beatriz Carvalho, da Martins Fontes. Esse sim, se parece muito com a brincadeira que eu fazia com as crianças quando professora do segundo ano. Tanto pelo tipo de mistura nos desenhos quanto pelo textinho que acompanha cada bicho novo formado. 



Vejam mais imagens aqui.

post está nesse link: http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com.br/2012/01/bichos-malucos.html 

E para quem não viu esse post ainda, indico, a diversão é garantida! Tem muitas dicas para aproveitar bem a brincadeira... e aprender!
Beijos,
Lica